Foto: Divulgação
Palestra sobre toxoplasmose aos militares de Santa Maria
Com o objetivo de divulgar as ações preventivas para que continuem sendo adotadas em relação ao surto de toxoplasmose que Santa Maria enfrenta, na última quarta-feira, a 3ª Divisão de Exército promoveu uma palestra com o médico infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro. A atividade ocorreu no auditório do Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Estiveram presentes no encontro os comandantes e chefes das formações sanitárias das organizações militares da Guarnição de Santa Maria. Os participantes da palestra serão os multiplicadores das informações recebidas para o efetivo de suas organizações militares.
:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::
O médico tirou dúvidas e falou sobre as principais medidas preventivas recomendadas, entre elas, ferver a água pelo menos por um minuto, cozinhar ou assar bem os alimentos, as carnes devem ser congeladas em freezer (-12º) por pelo menos 48 horas antes do cozimento, evitar a ingestão de alimentos crus de qualquer natureza, as ações de higiene pessoal devem ser redobradas neste período, evitar contato direto com fezes de gato.
Além disso, ao perceber sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo ou ínguas no pescoço, qualquer pessoa deve procurar o serviço médico e evitar a automedicação. As principais formas de contaminação são através da ingestão da água ou alimentos contaminados (hortifrutigranjeiros, carnes mal passadas e alimentos crus), a doença pode ser transmitida da mãe para o feto.